Pesquisar

Pequeno guia para decorar o interior da sua casa

Pequeno guia para decorar o interior da sua casa

1º Passo: Não inicie o seu projeto de interiores já na loja de móveis. Comece na sala que você deseja decorar. Arranje uma fita métrica e um bloco de notas. O planeamento é tudo para que não fique refém das compras por impulso.

2º Passo: Conheça as Medidas. Combinar a escala de móveis com a escala de um espaço é fundamental. Não compre coisas com os tamanhos errados. Uma peça como um sofá pode facilmente dominar uma sala sem depois podermos fazer nada quanto a isso. Antes de começar a projetar, meça o comprimento e a largura de cada quarto que você pretende decorar, juntamente com a altura do teto e os elementos que podem atrapalhar - escadas, colunas, radiadores e outras obstruções. Também é uma boa ideia medir as aberturas das janelas, juntamente com o espaço da parede abaixo, acima e nas laterais de cada uma, para se preparar para as coberturas das janelas.

3º passo: Desenhe uma planta do espaço

Pode desenhar uma planta à moda antiga, com papel, lápis e régua ou se conhecer algum designer profissional que utiliza softwares de desenho como o AutoCAD pode sempre pedir ajuda. Depois de ter o contorno do espaço, comece a experimentar a colocação de móveis, certificando-se de que cada peça está dimensionada para corresponder ao tamanho do desenho.

4º passo: Decida o estilo em que pretende viver no seu dia a dia

Aqui não há respostas certas ou erradas. Do tradicional ao moderno, formais ou descontraídos e visualmente aconchegantes ou frescos, a escolha para os espaços é variada. Escolha consoante a vida que vai dar a sua casa. Mais ou menos convidados, ambientes mais escuros ou ensolarados, etc.

5º Copie os profissionais

Já pouco se inventa nos dias de hoje. Tudo se reinventa. Porque não olhar para o que outros já fizeram bem e copiar?  Veja livros e revistas de design, utilize todos os recursos on-line possíveis. Existem plataformas como o Pinterest e o Instagram para o inspirarem.  

6ª Faça um orçamento

Seja estratégico na forma como gasta o seu dinheiro e não terá surpresas no final! Poderá sempre abrir uma exceção para aquela peça incontornável, mas tenha em mente desde início quanto planeia gastar.

 

Agora é só colocar mãos à obra e começar!

Para obter ideias e orçamentos sugerimos que visite as nossas lojas em:

 www.tecidos.com; www.almofadas.pt; www.cabeceiras.pt